sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PROVÉRBIOS

"Provérbios é uma coleção de lâmpadas. Não holofotes que cegam. Não fogueiras que ardem. Mas lâmpadas. Lâmpadas que fazem por seu coração o que as lâmpadas em sua casa fazem por seus olhos. Espantam a escuridão.

'Porque o mandamento é uma lâmpada', disse Salomão, 'e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida' (Pv. 6.23).

Ler Provérbios é o mesmo que acender lâmpadas nas esquinas escuras da vida. Esquinas como: Insensatez, sabedoria, orgulho, humildade, medo, insegurança, riqueza, misericórdia, luxúria, diligência, preguiça, prudência, ira, bajulação, fofoca, violência.

E este é só o começo.

Você tem problemas com um inimigo? Acenda a lâmpada da paciência: ' a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (15.1)'.

Você tem problemas com a cobiça? Aperte o interruptor da prudência: 'melhor é o pouco com o temor do Senhor do que um grande tesouro onde há inquietação (15.16)'

Você está ansioso pelo amanhecer? Sente-se debaixo da luz da confiança: 'confia no Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos (16.3)'

Você entende o que quero dizer? O tempo gasto com o livro de Provérbios torna um coração sábio. Ele é um guia prático para se relacionar bem com os outros. Enquanto o livro de Salmos lhe diz como relacionar bem com Deus, o de Provérbios lhe declara como se relacionar bem com as pessoas. Enquanto Salmos é um livro para o domingo, Provérbios é um livro para a segunda-feira.

Por que você não acende algumas luzes e vê por si mesmo? (Max Lucado)

Nenhum comentário: